5 Habilidades que o Profissional de Eventos precisa para lidar com o novo normal

Conforme um novo normal se instaura, reflexo das constantes mudanças causadas pela pandemia, novas habilidades são necessárias para o profissional de eventos continuar seu trabalho. Trouxemos alguns insights sobre quais habilidades são necessárias para lidar com esse novo momento.

1. Esteja atualizado sobre o cenário atual

O cenário é incerto e os profissionais de eventos devem estar preparados para todos os resultados possíveis. Esteja por dentro de todas as diretrizes de segurança de eventos e converse com outras pessoas do ramo para entender o que elas estão fazendo. É um bom começo.

Nem sempre será possível encontrar diretrizes específicas sobre eventos. Outros protocolos, como o de restaurantes e serviços de hospitalidade, podem ser bons guias nesse sentido. Através deles você poderá pensar no que deve ter em seu evento em termos de segurança.

2. Esteja antenado nas novas tecnologias

Os eventos virtuais e híbridos já estão presentes e vão ficar por mais um bom tempo. Por isso, esteja por dentro do que é possível ser feito com as novas tecnologias e plataformas. Os eventos híbridos são uma ótima solução, como você pode conferir AQUI.

Uma dica aqui é estar sempre preparado para o pior: isso quer dizer que você sempre terá uma solução para os problemas apresentados. Uma equipe preparada é fundamental para que o seu evento saia como planejado. Assim, você não precisará quebrar a cabeça para resolver as coisas na hora.

3. Saiba análisar um evento virtual

Se tratando de eventos virtuais, muitas pessoas não utilizam todo o poder de análise que o digital permite. Uma das principais vantagens desse tipo de evento é a gama de análise disponível. Com os dados e métricas, você pode ter novas ideias para melhorar as estratégias de marketing e aumentar as vendas do seu evento.

Por exemplo, você poderá analisar tudo, como a interação e o comportamento do espectador. Quem foi o apresentador mais popular? Em que momento os participantes perderem a atenção? Por quanto tempo eles interagiram com o conteúdo?

Isso pode ser uma boa base para melhorar seus eventos e aumentar a satisfação dos participantes.

4. Seja flexível e criativo

A capacidade de planejar e ajustar os planos rapidamente é mais importante do que nunca. Você deve sempre ter outros planos nas mãos, uma boa lista de fornecedores e muitas ideias na cabeça. Esteja pronto para agir caso alguém solicite um evento para você organizar.

Ainda, os eventos mais bem-sucedidos agora são aqueles que abandonam seus resultados esperados e embarcam em novas soluções e oportunidades. Não tenha medo de compartilhar algumas de suas ideias menos pensadas e mais malucas. Na verdade, esse exercício pode ampliar o pensamento e trazer soluções de primeira linha.

5. Paciência e empatia

Ao se comunicar com clientes, fornecedores ou convidados, nunca se esqueça de que o clima atual está afetando a todos de maneiras diferentes. Reserve um tempo para conhecer seu público novamente, mostrar a eles que você se importa e falar com empatia, humildade e compaixão. Afinal, a indústria é baseada em relacionamentos e essa é uma das maiores habilidades do profissional de eventos.

Acima de tudo, seja paciente. Ninguém sabe dizer o que está acontecendo, quanto tempo irá durar… Com a paciência vem a empatia – e com isso, um parceiro de negócios mais desejável. Ninguém quer sentir que está sendo levado a tomar uma decisão (mesmo que seja esse o desejado).

Se você é profissional de eventos e está planejando seu próximo evento, entre em contato com o Espaço Jardim Leopoldina. Estamos prontos para te atender conforme todos protocolos de segurança do Estado! Todas esse conteúdo foi apresentado no evento Conexão: Eventos na Realidade Digital. Se você perdeu o evento no dia, ainda pode assisti-lo completo AQUI.

 

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