5 Maneiras de Evitar Filas no seu evento

Embora evitar as filas seja um assunto muito atual devida à pandemia, esse sempre foi um fator de muita importância na hora operar um evento. A medida que os eventos voltarem a retornar, provavelmente pequenos eventos locais, será preciso implementar restrições e procedimentos para tentar garantir a segurança de todos os participantes. Confira essas 5 maneiras de evitar filas no seu evento!

1) Limite de filas

A maneira mais óbvia de manter as filas menores e mais seguras é minimizar o número de pessoas fazendo fila. Um Evento Híbrido, com atividades online, ainda será uma opção importante a ser oferecida aos participantes e, assim, reduzir aglomerações locais. 

Se o local tiver várias entradas, faça uso delas e demarque o distanciamento recomendado com linhas no chão Tente numerar ou rotular as entradas e atribuí-las aos participantes antes do evento, para que todos saibam exatamente aonde ir e você possa garantir um fluxo mais fácil. 

2) Utilize o espaço ao ar livre

Se houver uma área fora do local que possa ser facilmente bloqueada para permitir que os participantes esperem antes de entrar no local, use-a! Estudos e a OMS indicam que estar ao ar livre apresentam um risco um pouco menor. Nem sempre é realista realizar o evento inteiro ao ar livre, mas fazer com que as pessoas esperem na fila do lado de fora do local pode ser uma maneira eficaz de minimizar os riscos.

Dependendo do formato do evento, pode ser possível incorporar entradas programadas para evitar que todos cheguem ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode conceder aos participantes horários diferentes ao se inscrever no evento, o que permitiria chegadas em horários diferentes. Você também pode oferecer sessões de eventos importantes de manhã e à tarde, criando uma divisão no número de participantes em cada horário.

3) Agilize o check-in

Outra maneira de reduzir as chances de os participantes espalharem o vírus na fila é limitar a quantidade de tempo que eles passam lá. Especialmente quando se trata de check-in, é uma boa ideia analisar e investir em ferramentas que podem ajudar a agilizar a entrada dos participantes.

Além das tecnologias como o QR Code, os quiosques de check-in que permitem o check-in automático também podem ajudar a acelerar o processo, mas eles precisam ser separados a uma distância adequada e higienizados entre cada uso.

4) Durante o evento

Embora o check-in provavelmente represente o maior desafio em termos de criação de um ambiente seguro, é importante pensar em toda e qualquer situação em que os participantes ocasionalmente irão se deparar com filas.

Por exemplo, verifique se a proporção de banheiros e participantes é adequada para desencorajar a formação de filas e ofereça  intervalos frequentes nas atividades para evitar aglomerações. Verifique se as salas são abertas cedo para evitar filas se formando fora delas ou use um sistema de alertas para que as pessoas saibam a hora certa de entrar.

5) Inclua sinalização e marcações

Onde quer que você preveja a formação de uma fila, certifique-se de fazer o uso de indicativos e informativos visuais para garantir que os participantes saibam para onde ir e o que fazer. Isso pode incluir marcadores de piso para impor as diretrizes de distanciamento, sinais para direcionar o fluxo de tráfego ou informativos simples que lembram os participantes dos cuidados necessários. 

Se você está planejando um evento para os próximos meses, solicite um orçamento conosco: Rooftop5 & Centro de Convenções e Espaço Jardim Leopoldina. Estamos prontos para te atender remotamente. Entre em contato!

Deixe seu comentário