Aprenda a motivar sua equipe e atingir resultados

Como motivar a sua equipe? Essa é uma pergunta que diversos líderes e gestores fazem no dia a dia, principalmente após a pandemia do novo Coronavírus que mudou completamente a forma de se trabalhar.

A motivação dos funcionários está diretamente ligada a entrega de resultados, pois, se um colaborador não se sentir motivado, dificilmente irá realizar um bom trabalho e entregar os resultados que a empresa espera. Isso, no ramo de eventos, é crucial para garantir um bom desenvolvimento de todas as etapas da realização de um evento. Afinal, a atenção maior está nas pessoas!

Com a tecnologia e as estratégias criadas para isso, motivar e manter sua equipe engajada mesmo a distância se tornou mais simples do que parecia. E hoje você entenderá todas essas estratégias e tudo o que envolve essa área.

Por que é importante motivar uma equipe? 

Quando você se torna um líder ou gestor, acaba ouvindo sobre a importância de motivar uma equipe, mas talvez nunca tenha entendido de fato os impactos disso no seu dia a dia. 

Motivar os seus funcionários vai muito além de apenas elogiá-los e aplaudi-los quando alcançam seus resultados. A motivação está ligada aos sentimentos de gratidão por tudo o que aquele funcionários faz pela sua empresa. 

Sem colaboradores e profissionais qualificados, uma empresa não existe, pois são eles que juntam ao seu conhecimento e esforço, lutam para trazer os resultados para a empresa e demonstrar o seu valor. 

Por isso, selecionamos alguns motivos para provar a importância da motivação em sua equipe, confira:

Gera mais produtividade 

Quando você motiva uma equipe você gera neles uma vontade ainda maior de realizar um bom trabalho e entregar resultados, trazendo mais produtividade para os funcionários e para a equipe como um todo. Por exemplo, no caso de uma corretora porto seguro auto, isso fará com que os funcionários possam alcançar as metas com mais facilidade.

O colaborador se torna mais feliz

Por meio de campanhas e estratégias de motivação, o funcionário se sente mais satisfeito na empresa, o que diminui as chances de desligamento ou feedbacks negativos por parte dos seus colaboradores. 

Cria um ambiente leve e harmônico 

A motivação também é peça crucial para criar um ambiente leve para todos, onde cada colaborador sabe a sua função e ajuda quem precisa. 

Seja em uma corretora de seguro para auto ou em uma empresa de eventos , esse ambiente é essencial para os bons resultados. Aliás, para quem trabalha com eventos, prezar por uma boa relação em equipe é garantir que a atenção às pessoas será considerada em cada etapa do processo de realização de um evento.

Esses são apenas alguns motivos e os que mais inspiram líderes e gestores a motivarem suas equipes e demonstrarem a importância de cada um dentro do ambiente de trabalho. 

Orientações para motivar a sua equipe

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de motivar a sua equipe, vamos à parte prática. 

Sendo assim, selecionamos algumas dicas para você aderir em sua empresa, e com isso, trazer mais motivação aos funcionários, e consequentemente, mais resultados.

Se faça presente no cotidiano 

Mostrar que você está presente faz toda a diferença na motivação de um funcionário, pois ele sente que se precisar de algo, terá seu líder ou gestor por perto para ajudá-lo no que for preciso. 

Seja você líder de uma equipe de produção de eventos ou terceirização de serviços de limpeza Fortaleza, realize reuniões diárias com seus funcionários, pergunte como eles estão e mostre que você está por perto para ajudar no que eles precisarem.

Parabenize os que se destacaram 

É normal que em um mês algum funcionário tenha se destacado um pouco mais e entregado um melhor resultado, não deixe isso de lado, mas use ao seu favor como uma estratégia de motivar a sua equipe. 

Se na sua empresa de síndico profissional em Fortaleza, por exemplo, existiu um funcionário que bateu sua meta ou foi bem avaliado pelos clientes, parabenize ele em público.

Principalmente, na frente de outros funcionários para que eles possam se sentir motivados a realizar o mesmo feito.

Integre diferentes equipes

Você provavelmente já deve ter ouvido a famosa frase que diz que a união faz a força, e dentro do meio corporativo essa frase é como um mantra que guia as equipes que desejam alcançar grandes resultados. 

Por isso, verifique dentro da sua empresa os perfis de equipes que se parecem e faça uma união entre elas para gerar mais comunicação, alegria e motivação nos funcionários, criando um espaço onde todos possam se ajudar. 

Ilustre a relevância que cada um tem

Quando um funcionário se esforça para entregar um bom resultado, é normal que ele deseje saber que resultado foi esse e a importância de sua parte dentro de todo o plano estratégico montado pela empresa. 

Por isso, realize reuniões e mostre os resultados alcançados por cada funcionário e por toda a equipe.

Além disso, mostre a importância de cada um deles e enfatize o importante papel que cada desempenhou para chegar até ali. 

Celebre as vitórias 

Uma equipe unida sabe reconhecer os momentos difíceis para ajudar quem precisa e também sabe comemorar as boas notícias e se alegrar com aqueles que estão tendo um bom resultado. 

Por isso, se uma empresa e bateu a sua meta de atendimentos na semana, comemore junto a equipe, avise aos funcionários e se alegrem juntos para que esse momento seja um marco de união e força entre todos. Você também pode oferecer uma bonificação aos seus funcionários, como por exemplo, uma sessão de hidroginástica Zona Norte. 

Essas são apenas algumas dicas que não envolvem dinheiro ou presentes físicos, mas que também possuem uma extrema importância na hora de motivar a sua equipe e mostrar a importância de cada um. 

Como ser um líder ou gestor de ponta? 

Além de colocar em prática as dicas que apresentamos acima, é necessário que você saiba como ser um líder ou gestor exemplo dentro da sua equipe, isso faz toda a diferença na motivação e desempenho da sua equipe. 

E por isso, também selecionamos algumas dicas e características essenciais e que não podem faltar naquele que deseja ser um líder de ponta.  

Defina metas e prazos personalizados

Alinhe junto a sua equipe metas e prazos coerentes com o desempenho de cada um, não é novidade para ninguém que cada colaborador possui um ritmo e precisa ser respeitado por isso. 

Portanto, se você é o líder de uma consultoria ambiental serviços, converse com cada colaborador, entenda o ritmo de cada um e trace metas e prazos junto com cada um deles para um melhor resultado e relacionamento entre vocês. Em um ramo de prazos apertados como o de eventos, é importante que isso esteja muito bem alinhado entre os colaboradores para que não haja tantos imprevistos.

Dê feedbacks construtivos e saudáveis

Os feedbacks são extremamente importantes para qualquer tipo de profissional e em qualquer área de atuação.

Porém, eles não podem ser fornecidos de qualquer jeito e nem de uma maneira agressiva, pois isso pode decepcionar quem o recebe. 

Por isso, como líder e gestor, apresente os pontos a melhorar de cada colaborador e dê dicas do que ele pode fazer para mudar esses pontos e se tornar um profissional melhor a cada dia. 

Feedbacks como estes garantem o maior desempenho e satisfação. 

Escute e considere as ideias de cada colaborador 

Não é porque você, como líder ou gestor se encontra em um posição melhor, que o seu funcionário não sabe de nada ou não pode ajudar na tomada de decisões. 

Muito pelo contrário, por conta da vivência diária em uma área, eles têm muito a acrescentar. 

Por esta razão, sempre ouça a opinião dos seus funcionários, principalmente, quando estiver pensando em tomar algumas decisões que possam afetar a todos, ouça o que cada um tem a dizer e as ideias de melhorias para a equipe. 

Pregue e viva a cultura da empresa 

Cada empresa possui a sua cultura e é necessário que um líder ou gestor demonstre ela por meio de suas palavras e atitudes, gerando coerência entre o que ele vive e o que a empresa prega por intermédio de seus valores ou princípios.

Independente de qual for o negócio, seja uma empresa especializada em perito acidente veicular, um buffet de eventos ou uma startup de marketing digital, abraçar as normas da organização e viver seus princípios são extremamente importantes para motivar seus funcionários.

Tenha uma comunicação assertiva 

Por último, tenha uma comunicação direta e assertiva com cada funcionário e com a equipe como um todo. Não tenha medo de dar uma bronca ou exigir algo, essa também é a sua função como líder.

Seja você for gestor de uma equipe de locação de móveis para eventos ou manutenção em portas de aço de enrolar, seja direto em tudo o que for dizer e mostre seus profissionalismo e preocupação com o colaborador e com os resultados. 

Ideias de bonificações e prêmios 

Além de tudo o que já abordamos neste artigo, os colabores amam receber presentes e brindes como uma maneira de agradecer por todo o esforço e empenho dentro da equipe.

Por isso, selecionamos algumas ideias de presentes para você oferecer aos seus colaboradores e demonstrar, também por meio deles, a importância de cada um na empresa. Confira:

  • Ingressos para cinema;
  • Desconto em lojas;
  • Vale almoço em um restaurante;
  • Fim de semana em um spa;
  • Cesta de chocolates;
  • Café da manhã em casa;
  • Valor em dinheiro junto ao salário;
  • Acesso a uma plataformas de streaming;
  • Day off.

Considerações finais 

Motivar uma equipe vai muito além de apenas dar brindes e presentes, é demonstrar por meio de palavras a atitude e importância que cada um tem dentro da empresa e o valor que eles agregam às estratégias e aos resultados do negócio. 

Dessa maneira, você cria muito mais do que uma equipe preparada para o sucesso, mas pessoas de bem, empáticas e solidárias para lidar com momentos difíceis e saber ajudar quem precisa na ora certa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário