Casamento de dia ou de noite?

O horário influencia e muito em toda a organização de um casamento: a escolha do espaço, do vestido, logística de convidados, trajes e até no orçamento. Tanto o casamento de dia quanto o casamento a noite possuem inúmeras vantagens e desvantagens, por isso nem sempre é uma decisão fácil para os noivos. Se você tem essa dúvida, confira essas dicas!

Casamento diurno: Iluminação natural e sustentabilidade

As vantagens do casamento de dia costumam ser aliados à iluminação natural, que traz muita espontaniedade e um colorido todo especial. Por isso, os locais ideais para esse tipo de casamento costuma ser locais ao ar livre, para que a iluminação e a natureza possam participar livremente da cerimônia e da festa.

Com isso, a necessidade de um grande investimento em decoração também fica reduzida. Afinal, além da redução com o paisagismo, por exemplo, também não é necessário encher o ambiente com muitas luzes. Você pode apostar numa décor mais rústica e sustentável, recheada de elementos orgânicos, caixotes, peças vintage e tudo o que você quiser reaproveitar.

No entanto, também existem desvantagens. Muitas vezes existem convidados de outras cidades, estados e até países. Optar por um casamento de dia pode influenciar na logística já que todos terão que acordar, se organizar e se arrumar mais cedo.

Além disso, provavelmente o gasto com buffet será maior, porque as pessoas irão comer mais no almoço. E nada de se esbaldar na noite anterior! Com a iluminação mais clara, sinais de uma noite mal dormida podem ficar mais aparentes.

Casamento noturno: Glamour, sofisticação e muito brilho

Em geral, os casamentos noturnos costumam exaltar o glamour e a sofisticação. A noiva pode estar mais poderosa, com uma make bem trabalhada, afinal, ela terá muito mais tempo para se arrumar para o grande dia. Essa é também uma vantagem logística para os convidados que precisam vir de longe e ainda sim ter tempo para se prepararem com mais calma.

Além disso, a noite tem a vantagem de poder oferecer uma decoração mais elaborada. Peças clássicas, tapeçaria, cristais e muita iluminação podem dar um tom luxuoso ao ambiente. Aliás, é possível trazer qualquer estilo de decoração para a noite, desde o clássico ao minimalista, rústico e contemporâneo.

Porém, se casar a noite traz algumas desvantagens. O tempo de festa pode ser reduzido e os convidados acabam ficando cansados mais rapidamente. Muitos tem famílias e crianças pequenas e acabam deixando a festa mais cedo.

Além disso, é preciso investir num bom fotógrafo, que saiba trabalhar com baixa luminosidade. A luz noturna, embora possa ser mais elaborada na decoração, também é mais trabalhosa fotograficamente e ninguém quer perder os registros do grande dia por isso.

Por mais que o casamento de dia ou de noite tenham desvantagens, nenhum deles é sem solução. É importante contar com a expertise na escolha do espaço e dos profissionais que trabalharão com você, todos terão soluções práticas e criativas para lidar com qualquer um dos problemas. Por isso, coloque na lista também o estilo de decoração. Isso será um grande encaminhativo para a sua decisão. E se você ainda está procurando um espaço para chamar de seu, solicite um orçamento conosco no Espaço Jardim Leopoldina!

 

 

Deixe seu comentário