Como será o retorno dos eventos presenciais?

Recentemente, o prefeito Bruno Covas assinou o protocolo de reabertura dos eventos na cidade de São Paulo. O decreto só entrará em vigor quando a cidade passar para a fase verde do Plano São Paulo, mas já é possível planejar como serão os eventos daqui para frente.

“As regras assinadas autorizam eventos para até 600 pessoas como convenções, seminários, workshops, palestras e feiras, mas as festas continuam temporariamente proibidas. Eventos para mais 600 pessoas precisarão de uma autorização especial da gestão municipal, mas o limite é para até 2 mil pessoas.” (Fonte: G1) Na pratica, isso indica que todo o setor terá que sofrer muitas adaptações para conseguir operar com segurança.

Principais normas para o retorno de eventos com até 600 pessoas:

  • Sugerir ao público a chegada com 1 hora de antecedência;
  • Reduzir a ocupação do local para 60% de sua capacidade máxima;
  • Se houver revista, esta só poderá ser feita por detectores de metais;
  • Estimular a distância de 1,5 m entre os participantes;
  • As mesas não poderão comportar mais do que 6 pessoas;
  • Todos os clientes deverão sujeitar-se a medição de temperatura.

(Fonte: G1)

Como aplicar o distanciamento

Para uma indústria que tem a conexão humana como seu slogan, lidar com um distanciamento social é, sem dúvidas, a questão que mais desafiadora aos profissionais com o retorno dos eventos presenciais. Algumas considerações para aplicar essas regras é a seguinte: 

No cadastramento: Pelo menos 1,5m entre os participantes na fila precisam aplicados e sinalizados. Isso também deverá ser implementado nos principais caminhos e áreas comuns. 

Formatação: O layout da sala do evento precisará ser redesenhado para refletir uma distância de 1,5m entre as cadeiras, e você terá que organizar uma maneira de as pessoas chegarem a seus assentos de uma maneira organizada e que preserve o limite de distância.

Buffets: Refeições sentadas serão a única alternativa, com os participantes espaçados adequadamente, funcionários com equipamentos de proteção e higienização disponíveis. Nesse caso, estudar o que os restaurantes estão fazendo por ser de grande ajuda.

Network: Um dos principais atrativos dos eventos é a possibilidade de trocar figurinhas e aumentar a rede de Network dos participantes. No entanto, essa prática pode se transformar facilmente em pequenas aglomerações. É indicado pensar em maneiras de coordenar esse momento com o máximo de proteção possível. 

O espaço: Uma tendência que definirá a recuperação de eventos será um local que que já implemente as práticas de distanciamento. De fato, um parceiro que implementa todas as opções acima para você adiciona uma camada imediata de segurança que pode aumentar o nível de segurança do evento.

Saneamento e Higienização

Esse é um dos itens mais cruciais da agenda dos profissionais do evento. Trabalhar com um local que leve a sério o saneamento será fundamental para o sucesso dos eventos. Comunicação e ação claras serão necessárias nos seguintes itens para os participantes e a equipe do evento:

Lavagem das mãos: A sinalização precisará ser oferecida no local, instruindo-os a lavar as mãos. Isso precisará ser complementado pela comunicação durante todo o pré evento e também durante a realização do evento, seja por aplicativo ou comunicações visuais no espaço. 

Alcóol em gel: O higienizador para as mãos precisará ser disponibilizado aos participantes. Se você planeja uma bolsa de brindes, o desinfetante para as mãos será um must-have e também uma oportunidade de patrocínio.

Equipamento de proteção pessoal (EPI): Isso será fundamental para sua equipe, mas também para os participantes. Você precisará fornecer máscaras faciais para sua equipe e convidar os participantes a trazer os seus próprios ou fornecê-los no local.

Limpeza: Verifique com o seu local a frequência e a qualidade do saneamento de superfícies de alto contato. Um novo normal pode incluir o saneamento da sala de conferências durante os intervalos, o que pode adicionar uma camada de atrasos à sua programação de conteúdo.

Para o retorno dos eventos presenciais, pode ser necessário um novo conjunto de habilidades. Especialistas em saúde e segurança precisarão estar envolvidos e com certeza a escolha de fornecedores será importantíssima para a definição dos eventos.

No entanto, com cuidado e planejamento, é possível visualizar futuramente um retorno saudável e gradual ao contato olho a olho que tanto amamos. Se você está buscando um espaço para a realização do seu próximo evento, solicite um orçamento conosco: Casa Tuim e Espaço Jardim Leopoldina. Estamos nos atualizando e nos preparando diariamente para co-criar esse mundo novo. 

Deixe seu comentário