Dicas para atrair Patrocinadores para o seu evento

Organizar um evento é um grande desafio e nós sabemos muito bem disso.  Para que tudo ocorra bem e seja um sucesso, é necessário um bom suporte em todas as etapas de produção, desde o planejamento até a entrega final. Captar bons patrocinadores é uma estratégia para garantir a viabilidade da produção e também de enriquecer a marca do seu evento. Confira as dicas que separamos para atrair patrocinadores para o seu evento!

1. Encontre empresas relacionadas ao tema do evento

Antes de mais nada, faça uma lista com empresas que estão relacionadas de alguma forma com o evento a ser produzido. É interessante encontrar lugares que tenham o mesmo perfil de público-alvo que o seu, assim, o evento torna-se atrativo tanto para você, que ampliará o público, quanto para a empresa, que verá vantagens com o patrocínio.

2. Faça uma pesquisa sobre a empresa

Quando for entrar em contato com todas as empresas da sua lista, é ideal que você tenha feito uma pesquisa prévia. Quais são seus produtos, serviços, os valores e o público-alvo. Demonstrar conhecimento é também uma forma de demonstrar interesse e, com isso, as possibilidades de parceria ficam mais concretas.

Aliás, quando entrar em contato, evite o termo “patrocínio”. Isso sugere uma relação unilateral e na comunicação, não é o que queremos. É mais interessante utilizar palavras como coparticipação e parceria, que possuem um valor de troca e compartilhamento de benefícios.

3. Planejamento e apresentação: capriche!

Aqui, seriedade e profissionalismo são essenciais. Ninguém quer investir em algo incerto, portanto, capriche no planejamento e, em seguida, na apresentação da proposta. Faça um cronograma detalhado e um orçamento minucioso, apontando desde já todas as objeções que podem surgir na leitura da apresentação.

Quanto mais detalhes, mais credibilidade você passa. Além disso, ele precisa ser viável para a proposta em questão: aqui também entra a importância da pesquisa prévia. Uma maneira de solucionar isso é fazendo cotas de patrocínio. Assim, você constrói diversas possibilidades de participação de cada empresa.

Mostre claramente quais os objetos do evento e da parceria, quais os benefícios que o patrocinador obterá e em como ele pode contribuir com o evento. Tudo isso precisa ser extremamente objetivo e realista. 

4. Mostre resultados anteriores

Apresentar resultados anteriores é uma ótima forma de demonstrar como as parcerias funcionaram no seu histórico e ainda ajudam a concretizar a sua credibilidade.

Relatórios, depoimentos, dados são informações interessantes de serem colocadas em pauta. Como profissional, é possível também utilizar da sua experiência e contar com o seu conhecimento para agregar ao evento. No entanto, é ideal que essa parte não fique muito longa e repetitiva.

5. Mantenha um bom relacionamento com os patrocinadores

Esse tópico não tem tanta relação com a etapa de capação de patrocinadores para o seu evento, mas é primordial para que isso funcione. A boa relação com patrocinadores antigos e um bom feedback é a melhor maneira de garantir parcerias no futuro.

Mostre-se flexível caso surja objeções passíveis de serem resolvidas sem alteração do planejamento do evento. Além disso, oferecer algumas cortesias, brindes e compartilhar notícias do evento é uma boa forma de mostrar que você é um bom parceiro para o seu patrocinador atual e para outros no futuro.

Seja qual for o evento a ser realizado, para organizar um evento é necessário planejamento e dedicação. Não deixe para a última hora! Agora que você já sabe o que é endomarketing e a importância que os eventos pode ter na sua empresa, conheça nossos E-BOOKS e comece já a planejar o seu!

 

 

 

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