Eco Wedding: uma realidade que vem pra ficar

Uma das emergências do nosso tempo é a sustentabilidade. Reduzir o impacto socioambiental tem sido meta global que tem afetado, inclusive, o ramo de eventos e eventos sociais. E que coisa boa, né? Para além de uma mera tendência, o Eco Wedding vem se tornando uma realidade saudável e muito charmosa para noivos e noivos que decidem se unir celebrando também o amor ao planeta. Reunimos algumas informações e dicas incríveis sobre esse estilo cheio de conscientização e beleza.

Casamento sustentável

Sabemos que nossas escolhas individuais são apenas certa porcentagem na escala de impacto ambiental. No entanto, é também pelas pequenas práticas que se consegue atingir uma escala maior. Pode soar, inicialmente, algo sério e até meio quadrado falar sobre isso quando o assunto é casamento. Mas você vai ficar impressionada como as dicas são lindas, úteis e, talvez, você já tenha até pensado nelas sem se dar conta!

O Eco Wedding é um casamento que é todo pensado para reduzir o máximo de resíduos e impactos que uma festa pode causar. É claro que você não precisa adotar todas as práticas de uma vez, apenas algumas delas irá tornar a sua festa linda e com menos lixo no final.

Reduzir

O primeiro dos R’s da sustentabilidade é a redução e racionalização de resíduos.  Aqui, mais importante que reutilizar ou reciclar, é evitar o consumo. Planejar um pensamento com esse viés é pensar na necessidade de todos os detalhes e escolher quais das opções é a que gera menos lixo. Muitas vezes, menos acaba sendo mais! Quem dirá os belos casamentos minimalistas, hein? 

Reutilizar

Uma das palavras da modernidade é  ressignificar. Semelhante a isso, que tal reutilizar aqueles móveis antigos, decorações de festas passadas ou tudo o que for a sua cara na sua festa? Aqui as opções se ampliam. É possível construir muitas coisas lindas com coisas que temos ou com objetos de locação.

Reciclar

Reciclar é transformar um produto em uma nova matéria de consumo. Para se preocupar com isso no seu casamento, você pode consultar fornecedores que possuem essa política interna. Além disso, se informar sobre o que é reciclável ou não é a melhor maneira de guiar suas escolhas durante a preparação.

Eco Wedding: Dicas básicas e arrasadoras!

Pareceu difícil pensar no que fazer com tudo isso? Agora a gente traz algumas dicas arrasadoras de como ter um casamento mais sustentável.

  1. DIY:

    Além de ser um charme por si só, os objetos feito a mão podem ser todos feitos com materiais orgânicos e recicláveis. Decoração, lembrancinhas, convites, buquê, detalhes…  O que for de sua vontade e disposição!

  2. Lembranças: 

    Aqui talvez é onde o impacto nas pessoas pode ser mais profundo. Que tal presentar os convidados com lindas plantinhas como as suculentas, por exemplo? Além de serem de fácil cuidado e de uma beleza única, elas vão continuar fazendo parte da vida de cada um. Afinal, o amor precisa ser sempre regado e cuidado, né? Quer melhor lembrancinha que essa?

  3. Decoração: 

    Esqueça as folhas! Você vai se surpreender com a elegância que os vasos e plantas inteiras podem dar ao ambiente. Além disso, plantas vivas ajudam a preservar o meio ambiente e não geram nenhum resíduo!

  4. Convites: 

    Percebendo o crescente anseio por sustentabilidade, o mercado tem lançado diversas opções na produção de convites. Papel reciclado é um clássico e lindo, e agora existem também papéis que germinam quando colocados na terra. Imagina que incrível ver esse amor floreando por aí?

  5. Local:

Escolher um local iluminado pela luz natural é uma boa pedida. Assim, não é preciso gastar tanta energia com iluminação. Além disso, você optar por uso de lâmpadas de LED que, além de terem infinitas combinações, possuem um baixo consumo de energia.

Agora que você sabe um pouquinho da importância da conscientização, você também pode incentivar os seus convidados com outras dicas úteis. Como já foi dito, se cada um fizer um pouquinho da sua parte, além de ter um casamento de tirar o fôlego, irá contribuir um pouco mais para a vida em nosso planeta. Se você está nesse momento organizando o seu grande dia, conheça o nosso checklist para não esquecer de nada!

 

Deixe seu comentário