Endomarketing e como engajar seus profissionais através de Eventos

Uma empresa que se destaca é uma empresa que tem colaboradores motivados e que gostam de trabalhar onde trabalham. Afinal, as tecnologias e maquinários avançam cada vez mais, porém, sempre é necessário mentes criativas para operar e inovar no seu negócio. O Endomarketing e a realização de eventos pode ser a solução para reduzir a rotatividade e engajar profissionais para a sua empresa.

Afinal, o que é Endomarketing?

O Endomarketing ou Marketing Interno, é o nome que se dá para as ações de marketing voltadas para o público interno da sua empresa. O principal objetivo é, através dessas ações, fazer com que seus profissionais sejam cada vez mais  motivados, capacitados e engajados dentro da empresa e, assim, tornem-se propagadores naturais da marca.

Geralmente é um planejamento feito entre os profissionais do Marketing e do RH, mas os profissionais que cuidam dos eventos da empresa também tem grande lugar de fala nisso. Afinal, se tem uma coisa que é capaz de unir, integrar, educar e motivar todo mundo ao mesmo tempo são os eventos.

Confira algumas dicas de como utilizar essa estratégia para melhorar o seu ambiente de trabalho e, consequentemente, atrair cada vez mais profissionais capacitados e motivados.

O poder dos eventos

Não é necessário ser uma empresa de grande porte para realizar eventos internos. Esse é, na realidade, um grande erro de empresas menores que deixam de adotar métodos para alinhar a sua equipe e ter melhores perspectivas de crescimento.

Selecionamos alguns tipos de eventos e seus benefícios:

Confraternizações

Esses eventos podem impactar de maneira muito positiva os resultados da empresa por promoverem momentos únicos de descontração para toda a equipe. Isso ajuda a aproximar os laços das pessoas, melhorando a comunicação e união da equipe no dia a dia. Além de, é claro, melhorar a animação para ir trabalhar e engajar seus profissionais.

Nesse sentido, alguns eventos que você pode organizar a curto prazo são:

  • Happy Hour: que tal alugar um espaço uma vez por mês, trimestre ou a frequência que desejar para reunir a equipe num ambiente novo e estimular a socialização entre todos?
  • Café da manhã, da tarde e almoço: a comida une as pessoas. Por isso, ter um  dia com um café da manhã, da tarde ou até um almoço especial é uma boa pedida para aproximar o time;
  • Datas comemorativas: carnaval, festa junina, Halloween… todas essas datas possuem grande potencial para aquela baita confraternização;
  • Festa de final de ano: essa talvez seja uma das principais. Comemorar os resultados do ano com todo o time responsável pelo trabalho duro é um momento gratificante para todos.

Eventos educacionais

Outro grande benefício dos eventos para o Marketing da sua empresa é o seu poder de transmissão de conhecimento. Seja entre os componentes do próprio grupo ou com participantes externos, existem diversos formatos que se adaptam aos recursos disponíveis e que cumprem a função de instruir os colaboradores.

  • Palestras: As palestras geralmente são eventos de curta duração, de meio período ou menos, e contam com a presença de um especialista fazendo uma apresentação sobre determinado assunto. É uma ótima maneira de capacitar e desenvolver seus colaboradores de acordo com as inovações do mercado.
  • Cursos e Workshops: Esse formato tem como objetivo a transmissão de ideias e conhecimento, tendo momentos de exposição do tema, mas com um foco maior em propiciar a aplicabilidade do que foi discutido.Além disso, podem ser utilizados vários tipos de atividades, tanto individuais quanto em grupos, e geralmente contam com alguma atividade de conclusão. É uma ótima maneira de promover um network de pessoas de uma mesma área e engajar seus profissionais.
  • Reuniões: fazer reuniões de demonstração de resultados é uma das maneiras de estimular a cultura de valorização da empresa. Assim, todos veem o fruto do que trabalharam durante certo período de tempo e passam a estar mais motivados a cumprir as próximas metas da empresa;

Seja qual for o evento a ser realizado, para organizar um evento é necessário planejamento e dedicação. Não deixe para a última hora! Agora que você já sabe o que é endomarketing e a importância que os eventos pode ter na sua empresa, conheça nossos E-BOOKS e comece já a planejar o seu!

 

Deixe seu comentário