Festa prática: Lista de convidados em 5 passos

A lista de convidados marca o começo de tudo. Além de definir quem são as pessoas que viverão os momentos mais macantes com você, ela é o ponto de partida para começar a pensar em orçamento e todos os elementos da festa como decoração, espaço e buffet. Confira esses 5 passos para você fazer sua lista de convidados de forma prática!

1. Estipule um valor incial

O primeiro passo é fazer uma estimativa de orçamento. É claro que muita coisa vai influenciar no valor final, mas é importantíssimo ter um valor aproximado para começar a organizar outros itens importantes da festa e que vão incidir diretamente sob o número de convidados.

Por isso, calcule o número de pessoas pensando no ambiente ideal da sua festa, mesmo que essa lista seja alterada no futuro. Agora sim, vocês poderão começar a planejar o resto da festa!

2. Feche o orçamento

Por mais que seja um grande dia e o desejo é ter todas as pessoas queridas juntas, o orçamento é um fator que precisa ser pensado e limitado. O espaço e o buffet, por exemplo, são elementos influenciados diretamente por esse número de convidados. Por isso, pense com atenção!

O bar, as lembrancinhas e até decoração também são atingidos por essa importante listinha.  Com o orçamento fechado, determine um número máximo de convidados desde o primeiro momento. Essa é a melhor forma de conseguir estabelecer as prioridades entre os convidados depois.

3. Faça um rascunho relação por categorias e grupos

Para não esquecer de ninguém, crie listas divididas por categorias e grupos. Por exemplo, para família é possível pensa primeiramente no primeiro núcleo familiar (pai, mãe, irmãos e avós), depois, o restante da família.

Na lista dos amigos, pense primeiro naqueles que você mais convive, depois nos amigos de infância, da faculdade e assim por diante. Faça o mesmo para selecionar colegas de trabalho e lembre-se sempre de deixar espaços equivalentes para as duas partes do casal, ok? Evite brigas e surpresas. Deixe também alguma margem para novos convidados – você com certeza fará amigos ao longo de um ano.

4. Faça perguntas para si mesmo

“Eu entrei em contato com essa pessoa nos últimos seis meses”? “Com que frequência nos falamos”? “Eu esperaria um convite desta pessoa”? Perguntas simples podem te ajudar na hora de criar critérios para convidar ou não alguma pessoa. Seja sincero consigo mesmo – essa é sempre a melhor escolha.

5. Envie os primeiros convites

Com essa primeira lista de grupos feita, envie uma primeira remessa de convites. Assim que começarem a receber confirmações de presença, vocês poderão contabilizar as vagas livres e convidar pessoas que talvez tenham ficado de fora dessa primeira lista. Por isso, é ideal que voê faça isso com bastante antecedência para conseguir fazer uma segunda remessa.

Agora que você pensou na lista de convidados com esses 5 passos fáceis, pode começar a planejar todo o restante da festa. Baixe o nosso checklist para se organizar e não esquecer de nada! E se você ainda está procurando um espaço para chamar de seu, solicite um orçamento conosco no Espaço Jardim Leopoldina!

Deixe seu comentário