GAMIFICAÇÃO: Como usá-la para aumentar o engajamento do seu evento

Muitos produtores de eventos ainda tem como desafio aumentar o engajamento dos participantes. Com a mudança dos eventos presenciais para plataformas online e híbridas, isso ficou ainda mais evidente – afinal, os eventos prosperam no valor de interações olho a olho, encontros e conexões lucrativas. Nesse sentido, a gamificação tem sido uma estratégia utilizada por vários meios para aumentar o engajamento dos usuários. Veja dicas de como usá-la para aumentar o engajamento do seu evento!

Gamification: uma estratégia de desafios e recompensas

Gamificação refere-se à implementação de elementos e dinâmicas de jogos para alcançar algum resultado. De acordo com algumas teorias, os jogos são eficazes pois incentivam os usuários a se desafiarem a encontrar soluções criativas para problemas dentro de uma estrutura limitada. Isso permite que os participantes vejam seu progresso e percebam a melhoria em suas habilidades com o tempo, ocando uma sensação de realização e crescimento.

Confira algumas dicas de como implantar estretágias de gamificação ao seu evento:

1) Comunique sobre o jogo

Se você pretende adotar essa técnica, encontre uma plataforma que ofereça a integração do evento com o “jogo”. Geralmente essas plataformas possuem locais específicos para os participantes terem informações sobre pontos e prêmios do jogo. Assim, incentive através da comunicação os usuários a participarem do jogo. Uma ideia é usar banners que lembrem os participantes que ações eles podem fazer para ganhar pontos. Afinal, quanto mais pessoas participando, maior será o engajamento do seu público e maior será o sucesso do seu evento.

2) Tenha um limite de pontos

Para que o jogo seja divertido, é preciso de desafios. Evite com que seja possível os participantes acumularem pontos realizando ações repetidas, isso tornará o jogo muito fácil. Procure ferramentas que permitam o limite de pontos quando uma ação é concluída para evitar situações como essa.

3) Distribua bem os prêmios

Sem prêmios, não há gamificação. No entanto, a forma como você escolhe distribui-los pode afetar o nível de envolvimento dos participantes. Por exemplo, se você só recompensar os usuários com maior número de pontos pode desencorajar os outros que estão mais longe de bater essa meta, o que pode diminuir seu engajamento. Para evitar isso, considere premiar por diferentes níveis e conceder prêmios ou reconhecimento a todos que ultrapassarem certos limites de pontos.

4) Use incentivos para negócios

Nem sempre prêmios pessoais vão motivar um público profissional ou com um alto poder aquisitivo. Em vez disso, considere pedir aos patrocinadores ou expositores que disponibilizem produtos ou serviços gratuitos ou com grandes descontos, ou considere a oferta de entrada gratuita para o evento do próximo ano. Quão bom ficaria um funcionário ganhando um ano grátis em uma solução de software cara para sua organização? Os prêmios para grupos de negócios podem ser particularmente motivadores para atividades em equipe.

A gamificação é um conceito novo e que tem sido cada vez mais tendência em lugares onde se é necessário tornar um público mais ativo. Agora que você sabe um pouco mais das possibilidades dos eventos virtuais e híbridos, que tal começar a planejar seu próximo evento? Entre em contato com o Espaço Jardim Leopoldina e Espaço Jardim MoemaEstamos prontos para te atender conforme todos protocolos de segurança do Estado!

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