Como lidar com o impacto das CRISES no seu negócio

O cenário está bastante turbulento para o setor de eventos. No entanto, existem diversas medidas que você pode adotar para assegurar a passagem do seu negócio por esses períodos inesperados. Confira o material completo que preparamos para te ajudar a reduzir o impacto dessa e de outras crises. Estamos com você!

Estar preparado é o melhor investimento

Estamos acostumados a passar por crises. Passamos pelo plano Collor no início dos anos 90, pela queda das torres gêmeas, no início dos anos 2.000 e agora estamos no olho do furacão, no início dos anos 20, com o Novo Corona Vírus. 

 Você precisa de um plano 

Pandemia é coisa séria. Seu negócio será afetadoOs governos irão aconselhar as pessoas a ficarem em casa, reuniões de pessoas estão canceladas e desaconselhadas.  

A indústria da hospitalidade será diretamente afetada. Salões de restaurantes e eventos ficarão vazios enquanto a demanda por delivery deve crescer. Independente do negócio, todas as operações devem ser afetadas por faltas de funcionários e interrupções na cadeia de fornecimento. Eventos cancelados representarão uma dor de cabeça a mais tanto para restaurantes quanto para centros de convenções ou buffets. O seu faturamento deve cair significativamente e os seus custos devem se manter e podem até crescer durante a crise.  

O que você pode fazer? 

5 passos para se preparar para a crise e dar continuidade ao seu negócio 

 Prepare-se agora antes que a crise atinja o seu pico.  

1. Governança 

 Identifique um coordenador (ou um time de coordenadores, conforme o tamanho da sua operação); determine papéis e responsabilidades. 

2. Análise de impacto nos negócios 

Faça uma análise objetiva e numérica para determinar se você deve permanecer aberto ou fechar temporariamente durante a situação de crise. 

3. Continuação do negócio  

– OPERAÇÕES – Considere a implementação ou fortalecimento do serviço de delivery e outros canais para atendimento aos seus clientes, já que eles não podem vir ao seu estabelecimento. 

– FINANÇAS – Assegure uma linha de crédito de emergência para recompor a queda brusca de caixa. 

– SUPRIMENTO – Identifique os insumos que são críticos para o funcionamento do seu negócio; faça planos para assegurar a disponibilidade destes itens. 

– RECURSOS HUMANOS – Monte um sistema para proteger e monitorar a saúde e segurança do seu pessoal. 

– COMUNICAÇÃO – Tenha mecanismos emergenciais de comunicação para manter contato com os seus funcionários, fornecedores, clientes, autoridades sanitárias, imprensa, etc. 

4. Esteja preparado para as crises

Treine seus funcionários na implementação do seu plano. 

5. Recuperação 

Conforme a crise for passando (ela vai passar), determine o impacto que ela teve nos seus funcionários, fornecedores, no próprio negócio e trace um plano pensando no futuro. 

Esse texto foi retirando do e-book REATA – REAÇÃO IMEDIATA A CRISES e com reprodução autorizada pelo canal Na Cozinha do Politi, uma das empresas do nosso grupo. Nele você encontra todas as ações necessárias a sobrevivência do seu negócio nesse momento turbulento.

Você também pode optar por assistir ao vídeo em que nosso CEO, Marcelo Politi, apresenta os métodos colocados no PDF. Confira AQUI.

Estamos prontos para te atender remotamente. Entre em contato!

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