O Físico e o Digital: onde está o ramo de eventos?

Por mais que a tecnologia sempre esteve aliada a indústria de eventos, precisamos começar a pensar no termo “phygital”. Esse termo já é muito utilizado por comerciantes que trabalham com lojas físicas e compras online, mas na época da COVID-19, a junção do físico com o digital denota onde está o ramo de eventos. Precisamos do digital para estarmos presentes e tudo indica que essa será a nova tendência de eventos.

Experiências Virtuais

A discussão sobre os eventos híbridos tem sido grande pauta na indústria de eventos nas últimas semanas. Até o momento, os eventos virtuais tem se mostrado como uma saída para a necessidade de encontros e trocas de conhecimento. No entanto, é visível que depois de tanto tempo longe de contato, as pessoas estão cansadas de reuniões virtuais simulando a realidade. É necessário pensar além e planejar experiências virtuais.

Isso não necessariamente tem a ver com aparatos tecnológicos e plataformas. É preciso mudar a mentalidade para que uma reunião digital pareça mais uma experiência do que um webinário. Imagens estáticas, por exemplo, já não estão presentes no cinema há décadas. Então por que pensar que os participantes gostariam de olhar para a mesma coisa fixa por horas?

O conteúdo

Para isso, na hora de montar o conteúdo é ideal que você crie movimentos com a câmera, seja trocando o ângulo a cada x tempo ou seja adicionando mais dinamismo às apresentações. A transmissão precisa ser também uma experiência visual para manter o interesse e atenção.

Sugestões simples são alugar um estúdio de TV e fazer com que os participantes conversem em posições diferentes. Por exemplo, faça um grupo falar enquanto se levanta. Depois, sente o próximo grupo. Tenha cortes de câmera mais dinâmicos e apresentações bem elaboradas.

Como isso pode te ajudar nos eventos híbridos?

O maior desafio dos produtores de eventos será conciliar o presencial com o digital. Naturalmente, ajustar um evento conforme as novas diretrizes será de grande planejamento, cuidado e organização. isso pode acabar tirando um pouco de atenção para a parte digital do evento.

Por isso, enquanto você ainda não está realizando eventos presenciais, trabalhar para aprimorar a experiência digital dos participantes pode ser uma boa ideia para facilitar o preparo para eventos mais elaborados mais pra frente. Afinal, você quer que todos os participantes tenham experiências satisfatórias no físico e no digital e por isso é importante dar atenção ao digital no agora.

Se você está planejando um evento para os próximos meses, solicite um orçamento conosco: Rooftop5 & Centro de Convenções e Espaço Jardim Leopoldina. Estamos prontos para te atender remotamente. Entre em contato!

 

 

Deixe seu comentário