O poder dos eventos: como atrair as pessoas

O setor MICE (Meeting, Incentive, Congress e Exhibition) é um dos grandes setores da década e é uma importante ferramenta para a economia do conhecimento. Diante dos desafios dessa nova realidade acelerada, em que estamos constantemente competindo pela atenção das pessoas, preparamos algumas dicas para se diferenciar e atrair o público para o seu evento.

 

Economia do conhecimento

A indústria de eventos além de movimentar em torno de 854 bilhões por ano, tem a capacidade de reunir diversas organizações, fornecedores e instalações na hora de organizar um evento. Mas, o verdadeiro dela está na sua capacidade de expansão do conhecimento.

Comunidades empresariais, profissionais e acadêmicas utilizam esse setor como veículo para a disseminação de informação e transferência de conhecimento para o desenvolvimento de seus objetivos.

 

Se adequar as novas realidades

Nós observamos o tempo todo a expansão das tecnologias e o mundo digital tornando-se protagonista em áreas mais desenvolvidas. Com isso, a nossa percepção de informação também vem mudando: a nossa média de atenção é de apenas 8 segundos. Como se destacar num mundo com uma quantidade gigantesca de informação? Como atrair o interesse das pessoas?

 

1. Não interrompa as pessoas

É muito comum marcas anunciarem seus produtos através de interrupções na atenção de alguém. Seja o momento da propaganda da televisão, seja assistindo ao youtube. Mas estudos mostram que 50% das pessoas usam o AdBlock (Fonte: Revista Eventos, ano XXII, nº 87) na internet e, com isso, uma nova estratégia surge: é preciso tornar-se o interesse das pessoas e parar de interrompê-las quando elas estão interessadas (quem disse isso foi Craig Davis, líder criativo da JWT). E o que isso tem a ver com eventos?

2. Crie experiências que o público se interessa

O que compete com grandes nomes como Netflix, por exemplo, não é outra gigante do ON Demand, mas sim, peças digitais que são imersivas. O público tem buscado a imersão. E tem coisa mais imersiva do que um evento? Essa é uma característica básica e que já privilegia o ramo.

No entanto, é preciso investigar a fundo o que o público deseja e criar a experiência que realmente as pessoas queiram participar. Sem truques de venda! Trabalhar no verdadeiro interesse e no conteúdo do evento é um grande destaque para o futuro.

3. Experiências Imersivas

Como já citado anteriormente, a imersão é uma grande característica dos eventos, mas isso precisa se ampliar para dentro do seu conteúdo. É preciso impactar as pessoas através dos sentidos e fazer com que elas também fiquem ativas durante a experiência.

Métodos interativos, como a Gamificação, a Realidade Aumentada e até o clássico A&B são estratégias com muito potencial de criação. Além disso, as pessoas procuram se posicionar. Por isso, favoreça ambientes que possibilite o self expression, que tenha um convite a expressão de todos.

4. Convide pessoas reais

A internet possibilita a pluralidade de vozes e, com isso, a identificação das pessoas se expande proporcionalmente. Isso quer dizer que não é preciso chamar um ícone internacional para suscitar o interesse do público. Muitas vezes, a presença de digital influencers ligados ao tema do seu evento pode agregar bastante valor e chamar a atenção do seu público que se identifica com pessoas reais.

5. Gere escassez

Para uma experiência ser boa, ela precisa ser única. Limitar o período em que as coisas acontecem e também reduzir a quantidade de pessoas selecionadas é uma boa forma de atrair as pessoas afinal, só vai acontecer uma vez. You Only Live Once!

6. Aumente o engajamento

A nova realidade é digitalmente informada. Aquilo que não é visto ou falado gera dúvidas. Por isso, uma das missões do produtor de eventos é garantir o engajamento das pessoas, garantir que que o conteúdo seja relevante e que ele esteja disponível para quem não compareceu no evento, possa assistir e passe a querer participar do próximo.

 

Agora que você está por dentro das dicas de como agradar esse novo público, que tal já se preparar para o seu próximo evento? Conheça nossos E-BOOKS e espaços exclusivos: Rooftop5 & Centro de ConvençõesEspaço Jardim Leopoldina e Centro de Eventos Rio Negro!

 

 

 

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