O que esperar do mercado de eventos em 2020

O mercado de eventos está em constante crescimento e a cada ano que passa se renova com novos formatos, tecnologias e soluções inovadoras. Segundo última pesquisa da Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC), o setor de eventos representa 4,3% do PIB brasileiro. De lá pra cá, o segmento cresce cerca de 14% ao ano. Por isso, é também um dos mercados que mais se repagina e estar antenado nas novidades que surgem a cada momento é de lei para quem trabalha na área. O que esperar do próximo ano? Reunimos aqui algumas tendências sobre o que esperar do mercado de eventos em 2020.

A Experiência e a Consequência

Com a evolução do consumidor na hora de comprar um produto, a Experiência tornou-se o ouro almejado por muitas pessoas. Não buscamos mais apenas a compra de um produto, mas sim o ambiente e o status que isso proporciona. A experiência do consumo, e não mais o produto em si. 

Através de emoções, sensações, propósitos e, principalmente, o encontro entre as pessoas, o mercado de eventos se beneficia cada vez mais desse novo pensamento do consumidor. Afinal, o evento em si não é mais o foco, mas sim o que essa experiência irá construir e reverberar nos convidados.

1. Personalização

O interesse das pessoas está em ser tocado e reconhecido como um ser humano. Por isso, valorizar e trazer elementos de personalização ao seu evento é uma ótima forma de cativar os convidados. Desde o primeiro contato com e-mail customizados até, num segundo momento, distribuir crachás para todos os participantes.

Se for um evento mais interno e fechado, você pode, por exemplo, utilizar os convidados na própria decoração do ambiente, como na foto que acompanha a matéria. Quem não amaria ver uma releitura de si no evento em que está participando?

2. Acessibilidade

Em pleno século 21 deixar de fora as pessoas por suas condições físicas não está com nada. Por isso, promover eventos inclusivos é obrigatório para uma evento de destaque. Isso contribui não só para a experiência da própria pessoa que está utilizando da acessibilidade, mas também para a dos convidados que podem acabar tendo contato com realidades diferentes e enriquecedoras.

Nesse caso, é primordial que, ao organizar um evento, se pense em locais que possuam essa acessibilidade. Tanto numa boa localização quanto em questão de infraestrutura. Isso facilitará a vida do organizador e a de todos os presentes.

3. Sustentabilidade

A sustentabilidade é outro valor que se firma cada vez mais em todos os mercados e no de eventos não é diferente. É possível praticar a sustentabilidade em todas as etapas da organização de um evento. Por exemplo, ao gerar ingressos online, se reduz papel e tinta. Além disso, a utilização de sistemas de organização e de divulgação digitais também contribuem para uma redução de resíduos.

Na hora de escolher os fornecedores, procure fornecedores que tenham a sustentabilidade como um de seus valores, assim como o de sua empresa. Já durante o evento, é possível incentivar e conscientizar para a prática de lixo zero desde a criação de uma decoração com itens reciclados, por exemplo, até a fazer parcerias com cooperativas de reciclagem que irão lidar com o pós-evento.

4. Tecnologias

A tecnologia evolui tanto que é possível que até o ano que vem essas tendências mudem bastante. Mas, vamos arriscar! Esse ano muitos eventos corporativos utilizaram projeções e painéis de led como parte da construção do ambiente. A tendência é que o digital tome cada vez mais conta da decoração dos espaços. Criar um ambiente estético, elegante e moderno é uma prática que valoriza ainda mais os encontros que os eventos proporcionam.

Além disso, esperamos que a utilização de Realidade Virtual tome mais espaço no mundo dos eventos. Um dos motivos de realizar encontros é propiciar a aproximação entre as pessoas e, muitas vezes, um evento não pode enriquecer sua arcada de participantes devido a distâncias físicas que se encontra entre uma pessoa importante e o local do evento. Ao utilizar a realidade virtual, esse obstáculo pode começar a se quebrar e a termos eventos cada vez mais com pessoas de todos os cantos.

Seguindo a mesma linha de encurtar distâncias, a transmissão ao vivo é uma aposta para o mercado de eventos em 2020. Certo tempo atrás, para realizar uma transmissão era necessário contratar uma produtora especializada nisso. Hoje em dia, com apenas um celular é possível ampliar o seu público e o alcance do seu evento. Use e abuse dessa ferramenta de comunicação!

5. Comunicação

Dos males e dos bens do mundo, a comunicação é um deles. Com tanta tecnologia disponível atualmente, ainda vemos muitos eventos sendo mal divulgados ou sendo mal acompanhados pelas mídias. No entanto, muitas empresas já utilizam as ferramentas de divulgação do Instagram e do Facebook, por exemplo, e isso tem mostrado bastante resultado.

Voltando ao primeiro tópico, valorizar a experiência das pessoas é um dos focos do século. Por isso, fazer um pós evento contando como foi através de vídeos, fotos e relatos, é uma ótima forma de alimentar o sentimento de evento e fazê-lo continuar a reverberar nos participantes. Além de, é claro, gerar engajamento e a possibilidade de novos negócios para a sua empresa.

E ai, quais são as suas apostas para o mercado de eventos em 2020? E se tiver a procura de um espaço para a realização do seu evento, conte conosco. Conheça nossos espaços exclusivos:  Rooftop5 & Centro de ConvençõesEspaço Jardim Leopoldina e Centro de Eventos Rio Negro!

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