Plantas na decoração de interiores: Dicas das decoradoras

Hoje em dia é impensável projetar um casamento sem pensar em paisagismo. As plantas e folhagens deixaram de ser um acessório discreto de ambientação e ganharam um espaço de destaque na decoração. Trazer a natureza para dentro da festa tem sido a escolha de muitos casais e, pensando nisso, convidamos as decoradoras Dri e Dani Nardozza, parceiras e decoradoras do Espaço Jardim Leopoldina, para trazer aquelas dicas fundamentais para você escolher bem quais plantas ter no seu grande dia.

Plantas, folhagens e a tendência que veio para ficar

Para as decoradoras, as plantas são uma excelente opção para a decoração pois preenchem os ambientes de uma forma leve e imponente ao mesmo tempo. Muita coisa mudou no espaço que as plantas e folhagens ocupam num projeto de decoração e hoje em dia existe muita inovação e formas de se trabalhar com esses elementos.

Primeiro apareceram as decorações aéreas, que não parecem querer ir embora tão cedo. Em seguida, o estilo minimalista imprimiu as folhas largas e grandes vasos. “Novas espécies não param de surgir, como os queridinhos Capim dos Pampas, Costela de Adão e muitas outras”, ressaltam elas.

Plantas na decoração de interiores: Dicas das decoradoras

Para cada estilo de decoração

Por sua variedade e versatilidade, as plantas e folhagens são super neutras e se encaixam em todos os estilos de decoração. Por exemplo, na festa mais clássica, o uso de flores é predominante. E em uma decoração mais rústica, é possível usar e abusar de folhagens de diversos tipos compondo com as flores nos arranjos, em vasos plantados, na mesa de doces, mesa de convidados e lounges.

Em se tratando de custos, as decoradoras dão as dicas: “as plantas e folhagens costumam ter um bom custo benefício comparado as flores, portanto usar e abusar das folhagens na sua decoração pode até ajudara diminuir seu orçamento de decoração“.

Plantas na decoração de interiores: muito charme

Quando falamos de decoração de interiores, escolher o tipo de certo de planta é fundamental, afinal, muitas plantas não se adaptam bem em ambientes fechados. Para Dri e Dani Nardozza, uma boa dica é usar e abusar das “Espada de São Jorge, Fênix, Pleomelia Verde e Varegato, Peperomia e Suculentas”, plantas que se dão muito bem em qualquer ambiente. Mas, ainda sim, não é preciso se preocupar tanto! Elas ressaltam que “para uma decoração de casamento onde as plantas vão permanecer por apenas um dia no ambiente interno, todos os tipos de plantas podem ser utilizadas

É preciso tomar muito cuidado para que o ambiente não se transforme em uma “selva” e ter muito senso estético para integrar esse paisagismo ao restante da decoração. “As texturas amadeiradas são elementos que harmonizam muito bem com o verde das plantas, tudo o que devemos fazer é buscar flores que combinem ou entreguem maior personalidade à decoração.”

A escolha das cores vai depender do estilo do casal, mas com certeza o verde das plantas vai valorizar qualquer paleta de cores. No entanto, elas completam, quando se pensa em plantas na decoração de interiores, “mesmo sendo um estilo versátil, o indicado é que os ambientes tenham uma essência mais rústica e natural. Para ambientes fechados, a iluminação é essencial, para manter um clima leve, usando e abusando de velas, luzinhas de LED, lâmpadas de filamento de carbono e refletores que valorizem as plantas altas.”

O que vem de tendência por aí?

Para as decoradoras, o muro inglês ou jardim vertical é uma ótima ideia para trazer vida para paredes, separar ambientes e trazer uma sensação de conforto cobrindo espaços vazios ou concretos. Além desses, “os jardins suspensos ou decorações aéreas são excelentes recursos para destacar um ambiente. É perfeito também para delimitar espaços, como caminhos, o bar, mesa de doces e a mesa da família. Os arcos ou círculos de folhagens e flores ficam lindos como fundo de cerimônia.”

Além disso, a ideia de que fazer um jardim de inverno misturando plantas altas e baixas, em vasos diferentes, é a solução para formar jardins dentro de espaços fechados, e conseguir trazer a um pouco da atmosfera dos casamentos integrados à natureza. “Todos estes elementos estão sendo muito usados nas decorações dos casamentos e achamos que vieram para ficar e continuarão como tendência nos próximos meses“.

Planejar a decoração é uma parte que ás vezes nos toma por inteira com tanto detalhe. Baixe o nosso checklist para se organizar e não esquecer de nada! E se você ainda está procurando um espaço para chamar de seu, solicite um orçamento conosco no Espaço Jardim Leopoldina!

 

 

Deixe seu comentário