Profissional de Eventos: como se adaptar a crise

Conforme a crise do Covid-19 se instala, os Profissionais de Eventos se veem desafiados devido a baixa do setor. No entanto, muitos já estão se adaptando e aproveitando o tempo adquirido para se reinventar, rever e aprimorar processos e adiantar planos. Confira algumas dicas para você, profissional de eventos, manter o setor ativo durante a crise!

Adiamentos

Num momento imediato, cancelar eventos dos próximos pode parecer plausível. No entanto, por mais incerto que o futuro seja, sabemos que tudo isso vai passar e é preciso avaliar qual a melhor perspectiva para cada situação.

Uma opção bastante utilizada é a de adiamento dos eventos. Assim, você mantém o contrato e assegura uma data para a realização do evento, coisa que, no futuro, devido a alta procura de espaços e fornecedores, pode ser muito mais difícil de se encontrar.

Caso siga pelo caminho do cancelamento, é importante assegurar-se dos custos envolvidos. Cancelamento envolve quebra de contrato e, consequentemente, multas. Alguns fornecedores estão sendo mais compreensíveis que outros, por isso não deixe de consultá-los antes de saber se cancelar faz ou não faz sentido.

Aprimore o seus processos

Para o futuro, você pode continuar promovendo o evento e ganhar mais tempo para estudar e atrair o seu público. É hora de rever e aprimorar os seus processos. Todo mundo tem ideias que muitas vezes são deixadas na gaveta devido a falta de tempo ou recursos. Aproveite esse momento para trabalhar nisso e, futuramente, aplicar melhorias durante o seu trabalho.

Muitos profissionais estão revendo seus documentos, atualizando suas planilhas e colocando os processos em dia. Além disso, esse é um bom momento para o profissional de eventos investir no Marketing pessoal e no do negócio. Refazer ou atualizar o site, criar um calendário de conteúdo e revitalizar as redes sociais são coisas que podem ter sido deixadas de lado durante o dia a dia, mas que agora podem receber mais atenção.

Focando no futuro

Para eventos que vão acontecer depois de Junho, a situação ainda está incerta. No entanto, diversos profissionais de eventos estão escolhendo avançar com a produção desses eventos por enquanto, mas preparando planos para minimizar o impacto financeiro caso ainda haja proibições.

Interromper a produção não é a melhor escolha. Afinal, o setor precisa estar preparado para a realização de eventos incríveis assim que a crise diminuir. Se tem uma coisa que o isolamento social nos mostra é como necessitamos de pessoas. Com certeza, poderemos voltar disso valorizando ainda mais a presença humana.

O orçamento do evento pode visar despesas com design, desenvolvimento e produção de ativos que podem ser utilizados mesmo se o evento for cancelado. Mantenha uma relação clara e aberta com todos os clientes e fornecedores. Estamos todos juntos nessa!

Se você está planejando um evento para os próximos meses, solicite um orçamento conosco: Rooftop5 & Centro de ConvençõesEspaço Jardim Leopoldina e Centro de Eventos Rio Negro. Estamos prontos para te atender remotamente. Entre em contato!

Deixe seu comentário